segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A nova geração da música mineira - Renegado.

Flávio de Abreu, conhecido como Renegado, é belo horizontino e tem 26 anos. Cresceu na comunidade do Alto Vera Cruz e já aos 13 anos iniciou sua atuação na área musical e nos movimentos sociais do bairro. Depois de passar por alguns grupos de rap da cidade, juntou-se a outros músicos em 1997 para fundar o NUC (Negros da Unidade Consciente). Em 1998 o grupo conseguiu repercussão ao participar da coletânea “Funk Minas”, que resultou em vários shows e execuções em rádios.
Em 2000 Renegado desenvolveu, juntamente com o NUC, o projeto social “Manifesto Primeiro Passo” que inovou ao produzir um CD coletivo unindo o NUC, o grupo Meninas de Sinhá e o grupo de capoeira Capoeirarte Brasil. No ano seguinte o NUC entrou em mais duas coletâneas: “Revolução com a nossa cara” e “Abril Pro Rap”, ficando entre os dez melhores grupos no festival deste último.
O sucesso do Manisfesto Primeiro Passo fez com que o NUC rodasse por todo país, realizando uma série de shows e conquistando reconhecimento. A repercussão tornou o grupo uma referência no morro e fez com que seus integrantes procurassem um modo de ajudar outros grupos da comunidade. Assim, em 2003 foi criado o projeto Centro de Multi-culturalismo, que oferecia formação e capacitação na área da cultura com cursos de canto, dança, produção cultural, direito autoral etc.
Esse trabalho fez com que em 2005 o NUC extrapolasse sua atuação como grupo de rap, tornando-se uma associação que passou a dar continuidade ao trabalho de capacitação, tendo Renegado como seu presidente. No ano seguinte o músico recebeu o convite para realizar um show solo em Belo Horizonte e para isso gravou um CD demo, que desencadeou novos convites para outras apresentações. O projeto solo se estendeu naturalmente e Renegado compôs material suficiente para um disco, que acabou se tornando o álbum “Do Oiapoque a Nova York” (2008), que marca a estréia do músico em carreira solo.


Nenhum comentário: